o maní
uma cozinha premiada
Chefiado por Helena Rizzo e Willem Vandeven, Maní serve comida brasileira contemporânea com ênfase em ingredientes orgânicos e de pequenos produtores
Foi da união entre Helena Rizzo, Giovana Baggio, Rafael Lima, Fernanda Lima e Pedro Paulo Diniz que o Maní nasceu, em março de 2006. A história do restaurante começa com a busca de Fernanda e Pedro por uma alimentação orgânica e mais natural. Por que não abrir uma casa com esse perfil? Depois de passar uma temporada na Europa, Helena voltou ao Brasil em 2004 e começou a considerar a proposta que a amiga Fernanda fizera tempos atrás.
No dia 3 de março de 2006 o Maní abria as portas. Um ambiente contemporâneo e de aura solar, em que a busca pela simplicidade e aconchego guiaram o projeto arquitetônico. Começava, assim, a se delinear também um capítulo novo, fresco e inspirado da gastronomia brasileira. Com a filosofia de servir os mais frescos ingredientes, numa experiência que combinasse técnica e memória afetiva; invenção e tradição, o restaurante se tornou um sucesso local e internacional. Manteve, contudo, os valores de sua fundação e cresceu –o grupo tem também a Casa Manioca (espaço de eventos), o Restaurante Manioca (no Shopping Iguatemi) e a Padoca do Maní (com uma matriz na Joaquim Antunes e uma filial no Shopping Iguatemi).
Em 2013, após receber inúmeros prêmios nacionais e internacionais, o Maní passou a integrar o ranking anual The World’s 50 Best Restaurants, um dos maiores balizadores da gastronomia internacional. Em setembro de 2013, Helena Rizzo recebeu o prêmio Veuve Clicquot de melhor chef mulher das Américas e, em abril de 2014, o de melhor chef mulher do mundo. Na lista Latino Americana do 50 Best Restaurants, o Maní aparece desde 2013 –atualmente ocupa a 7ª colocação. Desde 2015, o restaurante tem uma estrela no guia Michelin.
Em 2017, o chef belga Willem Vandeven, com passagem por restaurantes europeus estrelados, como o francês Bras –três estrelas Michelin, do celebrado chef Michel Bras, em Laguiole–, passou a integrar a equipe Maní. Há quase três anos, Helena divide com ele a criação e o comando da cozinha. Com pratos que valorizam os ingredientes locais –sempre que possível, orgânicos–, o Maní tem um menu-degustação e um cardápio à la carte.